terça-feira, 31 de julho de 2012

das pessoas que nunca estão sozinhas.


Quem nunca está só, já não conhece mais a si mesmo. E quem não conhece a si mesmo passa a temer o vazio.
(Paulo Coelho)

Sabem aquelas pessoas que nunca são vistas sozinhas? E por sozinhas, quero dizer, sem estarem envolvidas com ninguém, seja sério ou não. Conheço casos que perduram anos. Há pessoas que nunca vi felizes sozinhas, sem se apaixonarem pela 135ª pessoa. E nem falo daquelas que acham que encontram o amor eterno 7 vezes por ano, mas sim das pessoas que trocam pessoas como quem troca cromos dos Pokémon. Mesmo que não seja por mal, não estou a querer julgar ninguém. 

Já disse aqui que adoro observar e analisar pessoas, por mais que as minhas conclusões possam passar completamente ao lado da realidade. E o que eu acho é que, no fundo e inconscientemente, essas pessoas procuram alguém que as complete, que as faça sentir bem, que lhes dê a esperança de não acabarem sozinhas. Até aqui parece tudo normal. Mas quando isto passa a uma necessidade, em vez de uma escolha, a história é outra. 

Parece, e muito provavelmente é, que essas pessoas baseiam a sua auto-estima no facto de terem quem goste delas. E nesta categoria insere-se muita gente: as pessoas que nunca estão sozinhas, as pessoas que estiveram sempre sozinhas e têm um namorado ou namorada com quem ficam demasiado tempo por pior que as trate, os players e bitches, os traidores e, por vezes, tudo isto inserido numa só pessoa. 



São pessoas que temem o vazio. Porquê? Porque a ideia de vazio é uma coisa assustadora. A sensação de estarmos incompletos deixa-nos tristes e quem é que gosta de pessoas tristes? Embora também se prenda com a questão de ter ou não carácter, toda esta crescente existência de pessoas que fazem este tipo de coisas tem 75% a ver com a falta de auto-estima. São pessoas cuja auto-estima se baseia em quantas pessoas gostam delas, em quantas consegue ter na mão e/ou em nunca mais sentirem a solidão. Estas pessoas são os alvos mais fáceis da solidão ou da falsidade, bem como dos maus tratos ou de se tornarem quem maltrata. 

O medo de ficar sozinho é mais perigoso do que se pensa. Isto porque a falta de auto-estima é uma coisa perigosa para o mundo. Muitos actos cruéis no Mundo começam devido à falta de auto-estima.

O segredo é amar-nos a nós mesmos, antes de amar qualquer pessoa. Temos de amar o que nós somos para que ninguém tenha a capacidade de nos transformar em pessoas completamente diferentes. Temos de nos completar a nós mesmos para sabermos exactamente o que gostamos e o que não gostamos, o que queremos e o que não queremos nas nossas vidas; a outra pessoa "apenas" nos transborda. 

Nós não somos metades, somos um todo. E é aqui que a matemática não funciona, pois 
um todo + um todo = um todo. 

Sem comentários: