quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

bisavó Alzira ♥


Ainda não disse aqui pois não queria falar disto enquanto não a visitasse, mas a minha bisavó teve um AVC e está internada no hospital. A parte esquerda do corpo ficou paralisada, mas já está a recuperar. Hoje fui visitá-la e já estou mais descansada. O seu sentido de humor está lá e ela é daquelas pessoas que mesmo que esteja mal diz sempre que vai ficar boa e que não é preciso preocuparmo-nos em demasia nem fazer um drama disso. Ela é teimosa, por isso acho que não vai ser um AVC que a vai mandar abaixo.

Por outro lado, é uma pessoa super grata. Agradeceu-nos imenso termos lá ido, mesmo que tenham sido poucos minutos. Mas a parte mais engraçada em tudo isto foi a resposta dela quando eu disse que ela tinha de ficar boa para o meu aniversário e para o da minha irmã: "Trazeis-me bolo, que eles aqui não fazem". É uma velhota cheia de sentido de humor, daquelas que quando perguntamos "está boa?" responde "eu sou toda boa". 

É e sempre foi um grande exemplo de optimismo para mim. Nunca vi esta mulher enervada. Nunca conheci ninguém que não admirasse a Dona Alzira. E percebi ainda melhor o valor que a minha bisavó tem quando, num dos seus aniversários, toda a família escreveu num caderno uma mensagem para ela. Quando entregámos, eu li em voz alta o que cada um tinha escrito, desde os desenhos das minhas primas de 3 anos às palavras gratas do seu genro. E, quando dei por mim, toda a minha família chorava de emoção. 

É uma mulher que moveu mundos e que tocou muita gente. Uma mulher que começava a fazer as prendas de Natal no Verão. Cachecóis, meias, gorros. Tudo feito por ela. A sua dedicação sempre foi enorme. Eu não conheço toda a sua história mas sei que em todos os nossos aniversários ela traz um bocado da sua história. Canta para nós e que bem que canta! 

É a matriarca da família e agora todas as nossas preces são por e para ela.

3 comentários:

Mirv disse...

Grande bisavó que tu tens,parece ser uma simpatia,e mulheres como ela fazem muita falta.As melhoras para ela ;)
Tens um selo para ti no meu blog.

Pretty in Pink disse...

Vai ficar tudoo bem, eu estou a torcer por ela! E segundo dizem os AVC curam-se mais facilmente quando as pessoas são mais velhas
;)

Beijinho*

J. disse...

que grande bisavó , as pessoas mais velhas têm toda a sabedoria do mundo.