domingo, 24 de fevereiro de 2013

na mesa de cabeceira...


Eu raramente falo aqui de livros que leio. Sinceramente não faço ideia do porquê, uma vez que adoro ler. Apenas detesto uma coisa: não ter tempo de qualidade para isso. Daí que a maior parte dos livros que leio sejam no Verão, quando estou de férias. Mas este ano decidi contrariar esta tendência. Ler faz-me bem. Ensina-me mil maneiras diferentes de olhar para o mundo. Daí procurar sempre livros ou sobre viagens ou que tenham uma moral ou as duas coisas juntas.

Tenho de confessar que cometi o pior erro literário da minha vida: li o 50 Sombras de Grey. Acho que nunca li nada tão mal escrito e tão machista escrito por uma mulher. Como já disse a todos que me perguntam, o único proveito que podem tirar daquele livro são umas ideias um tanto ou quanto sadomasoquistas no que toca a sexo porque de resto... Antes Crepúsculo! Aliás, ainda há muito pouco tempo mostrei aqui um vídeo que retrata a minha opinião na íntegra. E de forma bem sarcástica.

Adiante, acabei mal 2012 no que toca a leituras mas comecei o novo ano com um bom livro, recomendado e emprestado por uma amiga da faculdade.


Pobby e Dingan é uma história que, embora bastante diferente, eu poderia comparar ao Principezinho de Saint-Exupery, por uma simples razão: é um livro tanto para crianças (entenda-se pré-adolescentes) como para adultos. É uma leitura agradável da qual retiramos diferentes mensagens, consoante a nossa maturidade. Gostei mesmo muito e não quero resumir a história pois acho que é um livro que vale a pena ler sem saber o que esperar. 


O Mundo é Fácil é basicamente um guia para principiantes nesta coisa das viagens pelo mundo. Com vários testemunhos de diferentes pessoas, excertos de outros livros do autor e óptimas dicas para planear uma viagem de sonho, este livro foge ao que costumo ler. Não é um romance (no sentido de ter uma história), mas é um livro que me está a dar um imenso gozo ler. Ainda não o acabei mas já vou a metade e só hoje o comecei a ler. Quis ler este livro pois estava recomendado num dos sites de viagens por onde andei a passear e, depois de uma publicação no Facebook a perguntar se alguém o tinha, a minha futura afilhada ofereceu-se para mo emprestar.

Na minha mesa de cabeceira já estão em lista de espera:


O da esquerda é para Sociologia do Turismo mas que me parece extremamente interessante. O da direita foi o meu menino que me deu no aniversário pois sabe que gosto de Paulo Coelho e que todos os anos leio um livro dele. Porquê? Porque me alimenta espiritualmente, porque me inspira a viajar, porque tem sempre uma mensagem a passar. E sim, ofereceu-me o livro em inglês para desenferrujar o cérebro até à Grécia e assim, sendo Paulo Coelho, ele tem a certeza de que o leio ahah.

E vocês? Quais são os livros que estão na vossa mesa de cabeceira?
E quais os livros que recomendariam?

4 comentários:

Unknown disse...

Olá minha querida futura madrinha! Ainda bem que estás a gostar do livro que te emprestei!
Depois de ter lido o teu post com muita atenção devo dizer-te que ha milhares de livros que te poderia recomendar...
De qualquer forma deves ler o livro "Comer, Orar e Amar" ( se é que já não o leste)é sem dúvida, fantástico!
Depois a história de "Homens, dinheiro e chocolate" é também ela deliciosa e acaba com uma boa moral.
Mas existem tantos livros realmente bons, eu agora ando a ler mais livros na nossa área da gestão, comprei um sobre como tomar boas decisões, assim que terminar de o ler aviso ;) Beijinhos e boas leituras, Patrícia Pimenta

J. disse...

Marga, Lê o navegador solitário.
Para mim dos melhores livros que já li, eu sei que pode parecer um pouco "básico" ao inicio, mas a história é fantástica.

Unknown disse...

Fico feliz que tenhas gostado do livro que te emprestei, é realmente um livro para "todas" as idades.

Mariposa Colorida disse...

Olha eu li as 50 sombras por curiosidade, porque não gosto de dizer mal ou bem sem ler. Acho que literariamente não é grande coisa. Eu sou, acima de tudo, fã de autores portugueses, como José Luís Peixoto, José Rodrigues dos Santos etc...