sexta-feira, 18 de junho de 2010

Uma homenagem ao nosso Nobel da Literatura

"Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é so um dia mais."

José Saramago
[16 Novembro 1922 - 18 Junho 2010]

Lição de moral

11h30
Entrei no autocarro para São João. Tinha de sair de casa para estudar, já que em casa parece totalmente impossível. Às tantas, quando chego à Alapraia, entra uma senhora que se senta ao meu lado e começa a meter conversa comigo. Pensei que fosse apenas mais uma conversa de fazer passar o tempo, nunca me passaria pela cabeça que àquela hora recebesse uma lição de humanidade.


Senhora: Estes motoristas, quase que matam as pessoas à velocidade que arrancam... Uma pessoa vai sentar-se e o homem é bruto a arrancar... Há os serial killers, e há os bus killers.


Ri-me, achei engraçado como uma senhora assim mais de idade se lembrava de dizer aquilo. Eu ia distraída, a pensar na minha vida, nas minhas relações, a olhar pela janela com o telemóvel na mão, quando a senhora me interrompe os pensamentos outra vez.


Senhora: Você é daquelas pessoas que olha sem ver, ou das que vê quando olha?

Margarida: Como assim?


(aí já sabia que a conversa ia ser interessante)


S: Já reparou que, neste autocarro, está um homem sem mão?

M: A sério? ( e comecei a olhar ) Não tinha reparado...

S: Muitas vezes, as coisas passam-nos despercebidas. As pessoas olham para tudo, mas, na verdade, não vêem nada.

M: Isso é bem verdade.

S: Temos tendência para deixar escapar os pormenores, como se não interessassem. A verdade é que às vezes são os que dizem mais. Devíamos todos ser mais atentos. Vocês jovens que se dão muito aos computadores e a essas coisas de informática.. Deviam fazer, como é que se diz?, um scanning. Chegam a um sítio, olham para tudo e vêem uma vez e depois voltam para trás e vêem só o mais interessante.


Depois a conversa foi um bocado mais passa-tempo, no entanto sempre agradável, até que a senhora ficou calada durante um tempo e quase que deu um saltinho, como quem acaba de ter uma ideia, e diz-me:


Propunha uma modificação na gramática.

M: Qual?

S: Uma alteração nas pessoas dos verbos. A primeira pessoa devia ser Ele, a segunda pessoa Tu e só depois, na terceira pessoa, é que devia ser Eu. Deviam ser os outros antes de nós... Mas não, é sempre eu, eu, eu em primeiro. Por isso é que a gente não se entende.


Dito isto, cheguei à minha paragem.


S: Espero que tenha gostado desta lição de humanidade

M: Gostei muito, mesmo. Obrigada e tenha um bom dia.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

pensamentos soltos de uma realidade concreta

Às vezes esqueço-me de dar importância às coisas. Dou-a aos pequenos pormenores e parece que ignoro o básico. Aquilo que mais surge no pensamento, que é mais visível, maior. Esqueço-me disso. Ainda não percebi que deixaste uma marca irreversível... Ou se calhar percebi, e não lhe dei importância. Diz-se por aí que são grandes passos, para mim parece que foi apenas mais um passo. Demasiado natural para se lhe dar tamanha importância. Mais a dou aos pormenores em que ninguém repara, que nem tu reparas. O mais discreto é o que mais me chama a atenção. As pequenas coisas. Isto porque se o Mundo é marcado de grandes feitos, só anda para a frente com os nossos quase insignificantes passos de formiga de cada dia. O "pula e avança" é mera ilusão.

Não podemos ser apaixonados só de vez em quando, apenas nos dias importantes... Isso não é nada mais que pura hipocrisia. É necessário abraçar o nosso caminho e correr pela vida, sempre em frente, tropeces as vezes que tropeçares, caias quantas vezes caíres. Joelho esfolado? Faz parte, não pares! Não há mal que não se resolva, é tudo uma questão de confiança. Se ficares com uma cicatriz, feia ou discreta, encara-a como uma lição. Que todas as vezes que foste de cara ao chão, e choraste, apenas te fizeram mais forte. Porquê? Porque foste capaz de te levantar e continuar a correr. Porque se é para dar, é para dar tudo de nós. Mesmo que isso seja apenas mais um passo da corrida, e que esse passo te faça comer areia outra vez...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Platão



Você pode descobrir mais sobre uma pessoa numa hora de brincadeira do que num ano de conversa.

domingo, 13 de junho de 2010

Deolinda *.* 26 de Agosto - ESTOU LÁ!



Anda, desliga o cabo,
que liga a vida, a esse jogo,
joga comigo, um jogo novo,
com duas vidas, um contra o outro.

Já não basta,
esta luta contra o tempo,
este tempo que perdemos,
a tentar vencer alguém.

Ao fim ao cabo,
o que é dado como um ganho,
vai-se a ver desperdiçamos,
sem nada dar a ninguém.

Anda, faz uma pausa,
encosta o carro, sai da corrida,
larga essa guerra, que a tua meta
está deste lado da tua vida.

Muda de nível, sai do estado invisível,
põe o modo compatível com a minha condição,
que a tua vida é real e repetida,
dá-te mais que o impossível, se me deres a tua mão.

Sai de casa e vem comigo para a rua,
vem, q'essa vida que tens,
por mais vidas que tu ganhes,
é a tua que mais perde se não vens.

Anda, mostra o que vales,
tu nesse jogo vales tão pouco,
troca de vício por outro novo,
que o desafio é corpo a corpo.

Escolhe a arma, a estratégia que não falhe,
o lado forte da batalha, põe no máximo o poder.
Dou-te a vantagem, tu com tudo, eu sem nada,
que mesmo assim, desarmada, vou-te ensinar a perder.

right kind of wrong



Know all about your reputation
and now it's bound to be a heartbreak situation.
But I can't help it if I'm helpless
every time that I'm where you are.

Loving you that isn't really something I should do,
I shouldn't wanna spend my time with you.
Well I should try to be strong, I should try to be strong,
but baby you're the right kind of wrong

my right kind of wrong #

sábado, 12 de junho de 2010

state of mind - 12


That silly little moment when you sit and stare at a rainbow
asking yourself if you are really happy

Medo


'Parecemos estar hoje animados quase exclusivamente pelo medo. Receamos até aquilo que é bom, aquilo que é saudável, aquilo que é alegre. E o que é o herói? Antes de mais, alguém que venceu os seus medos. É possível ser-se herói em qualquer campo; nunca deixamos de reconhecer um herói quando este aparece. A sua virtude singular é o facto de ele ser um só com a vida, um só consigo próprio. Tendo deixado de duvidar e de interrogar, acelera o curso e o ritmo da vida. O cobarde, par contre, procura deter o fluxo da vida. E claro que não detém nada, a menos que se detenha a si próprio. A vida continua sempre a avançar, quer nos portemos como cobardes, quer nos portemos como heróis. A vida não impõe outra disciplina - se ao menos o soubéssemos compreender! - para além de a aceitarmos tal como é. Tudo aquilo a que fechamos os olhos, tudo aquilo de que fugimos, tudo aquilo que negamos, denegrimos ou desprezamos, acaba por contribuir para nos derrotar. O que nos parece sórdido, doloroso, mau, poderá tornar-se numa fonte de beleza, alegria e força, se o enfrentarmos com largueza de espírito. Todos os momentos são momentos de ouro para os que têm a capacidade de os ver como tais. A vida é agora, são todos os momentos, mesmo que o mundo esteja cheio de morte. A morte só triunfa ao serviço da vida.'

Henry Miller

-


Sentimento do dia:
frustração

domingo, 6 de junho de 2010

karma, what goes around comes around [p]

"From the bottom of my heart, i just want you to be happy,
you're happy, i'm happy.. ok? [..]
É que agora estás bem, mereces estar bem,
não quero nem vou estragar isso..."

"Porque haverias de estragar?"
"Nada, já falei demais.."

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ninguém sente medo do desconhecido, porque qualquer pessoa é capaz de conquistar tudo o que quer e necessita. Só sentimos medo de perder aquilo que temos, sejam as nossas vidas ou as nossas plantações. Mas este medo passa quando entendemos que a nossa história e a história do Mundo foram escritas pela mesma mão.

O Alquimista, Paulo Coelho

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Morre lentamente

Morre lentamente quem não viaja,
Quem não lê,
Quem não ouve música,
Quem destrói o seu amor-próprio,
Quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente quem se transforma escravo do hábito,
Repetindo todos os dias o mesmo trajecto,
Quem não muda as marcas no supermercado,
não arrisca vestir uma cor nova,
não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem evita uma paixão,
Quem prefere O "preto no branco"
E os "pontos nos is" a um turbilhão de emoções indomáveis,
Justamente as que resgatam brilho nos olhos,
Sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho,
Quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho,
Quem não se permite,
Uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da
Chuva incessante,
Desistindo de um projecto antes de iniciá-lo,
não perguntando sobre um assunto que desconhece
E não respondendo quando lhe indagam o que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves,
Recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior do que o
Simples acto de respirar.
Estejamos vivos, então!»

Pablo Neruda

domingo, 9 de maio de 2010

brothers & sisters quote



"didn't know you were so old-fashioned.."

"i'm not saying that it's wrong, i'm just not that type of woman..
i'm not selfish or jealous, i just want to feel that
i am enough for a man"

sábado, 8 de maio de 2010

Uncertainty is caused by a lack of knowledge.
Hesitation is the product of fear.

terça-feira, 13 de abril de 2010

state of mind


"A couple of hundred years ago, Benjamin Franklin shared with the world the secret of his success. Never leave that till tomorrow, he said, which you can do today. This is the man who discovered electricity. You think more people would listen to what he had to say. I don't know why we put things off, but if I had to guess, I'd have to say it has a lot to do with fear. Fear of failure, fear of rejection, sometimes the fear is just of making a decision, because what if you're wrong? What if you're making a mistake you can't undo? The early bird catches the worm. A stitch in time saves nine. And who hesitates is lost.

We can't pretend we hadn't been told. We've all heard the proverbs, heard the philosophers, heard our grandparents warning us about wasted time, heard the damn poets urging us to seize the day. Still sometimes we have to see for ourselves. We have to make our own mistakes. We have to learn our own lessons. We have to sweep today's possibility under tomorrow's rug until we can't anymore.

Until we finally understand for ourselves what Benjamin Franklin really meant. That knowing is better than wondering, that waking is better than sleeping, and even the biggest failure, even the worst, beat the hell out of never trying. "


Anatomia de Grey, once again @

segunda-feira, 12 de abril de 2010

At the end of the day faith is a funny thing. It turns up when you don't really expect it. Its like one day you realize that the fairy tale may be slightly different than you dreamed. The castle, well, it may not be a castle. And its not so important happy ever after, just that its happy right now. See once in a while, once in a blue moon, people will surprise you , and once in a while people may even take your breath away.


Grey's Anatomy

domingo, 4 de abril de 2010

Sem dúvida, das minhas preferidas #



Non so dove trovarti
Non so come cercarti
Ma sento una voce che
Nel vento parla di te
Quest' anima senza cuore
Aspetta te
Adagio

[Nao sei onde te encontrar
Nao sei como te procurar
Mas sinto uma voz que
No vento fala de ti
Esta alma sem coraçao
Te espera devagar]