sábado, 6 de setembro de 2008

definição

Todos nós, um dia pensamos na definição. Pensamos no que nós próprios nos definimos e com que palavras os outros nos definiriam.
Ao passar por uma simples rua de cascais, vejo aqueles que se auto-denominam ou são denominados de chungas, vejo betas (seja isso o que for), os rastas todos peace & love, etc. Depois numa ocasião até um bocadito especial, como um concerto dos Tokio Hotel, vejo a maior concentração de emos que alguma vez pudesse imaginar, e góticos e também a praga das ... pitas histéricas ! (saí de lá um pouco surda, de facto..)

A maior parte das vezes essas definições são, nada mais nada menos, que simples superficialidade, maquilhagem e imagem. É rara a pessoa que encarna realmente a "persnagem"/personalidade desse "grupo", ou imagem de marca como eu lhe chamo.

Ainda pra mais, um dia crescemos e ficamos todos iguais. Aliás, ou tias de Cascais, ou pobres, ou ricos, ou labregos. Que positivoo ! Mas pronto, isto é o que eu chamo de definições da geração, denominada pelos adultos, perdida.

Depois há a forma como as outras pessoas nos vêem. Podemos definir uma pessoa com uma cor, um objecto, às vezes nos atrofios, pelas auras (apenas a matilde deve entender isto :P). Mas muitas vezes, é com palavras que definimos as pessoas. E agora eu pergunto, será realmente possível definir uma pessoa? As pessoas mudam consoante as relações que têm. Não sei explicar isto muito bem, mas sim, uma pessoa tem a sua personalidade, mas muda a sua maneira de agir ou de falar consoante a pessoa com quem está.

É por isso que os nossos pais não conhecem todas as nossas facetas, e talvez só aqueles mesmo mesmo chegados ou que nos acompanharam quase a vida toda nos conhecem. Ou então pode acontecer também que haja alguém que nos conhece melhor do que nós pensamos e um dia nos desvendam coisas sobre nós próprios que nunca imaginámos ser verdade porque passamos mais tempo a olhar para os outros e a arranjar definições para eles.

Assim.. como serei eu definida aos olhos daqueles que amo?

Sem comentários: