domingo, 7 de novembro de 2010

O que é que te move?

Action-réaction.
Uma das lições mais valiosas que aprendi durante os anos em que andei nas Salesianas.. De uma professora que se tornou uma grande amiga minha e de quem tenho montes de saudades. "Cada acção tua vai ter uma reacção de outro", seja ela boa ou má. Tudo, sublinho, tudo tem consequências, por mais ínfimas que sejam. O que dizemos e o que fazemos. E a responsabilidade é toda nossa, quer queiram quer não.

Depois é um ciclo, as nossas acções são reacções das acções dos outros. Nós é que acabamos por comandar o que nos acontece, ou o que deixamos que nos aconteça. Isto acaba por criar um conflito pois todos querem coisas diferentes, e se nos deixamos estar no nosso lugar a querer comandar a nossa vida sem ter em conta os que estão à nossa volta, das duas uma, ou passamos a ter connosco pessoas infelizes (que vão acabar por deixar de se dar pois deixa de valer a pena) ou acabamos sozinhos. E a solidão é muito triste. Não é por andarmos rodeados de gente que nos sentimos menos sozinhos. Às vezes uma pessoa especial é suficiente para acabar com a nossa solidão, outras vezes cem pessoas não conseguem essa proeza.

Por fim, o que é que nos leva a fazer o que quer que seja? Quais as nossas razões? O que é que nos leva a dar um passo à frente, ou três para trás? O que é que nos leva a ganhar tomates e assumir os nossos erros, ou a fugir com o rabo entre as pernas? O que é que nos leva a prometer, e a cumprir? O que é que nos leva a esperar, ou a virar costas? O que é que nos leva a dizer que "sim" ou que "não"? O que é que nos leva a mudar, ou a ficar na mesma? O que é que nos leva a lutar, ou a desistir?

É dentro de nós que encontramos a resposta e a decisão.
Tudo depende do que temos a dizer quanto a uma simples pergunta:

"É o medo ou a coragem que te move?"

Sem comentários: