sábado, 26 de março de 2011

Hungry Thursdays


Quinta-feira é praticamente o único dia que como na escola, uma vez que também é o único dia em que tenho aulas à tarde. 

Dantes, tínhamos duas cozinheiras fabulosas que tratavam de tudo... Chegavam às 8h da manhã à escola para preparar o almoço para toda a gente, se não tivéssemos cartão para marcar senha no próprio dia íamos falar com elas e elas faziam um jeitinho e deixavam-nos ficar a dever, se tivéssemos faltado um dia em que tínhamos senha marcada podíamos comer de borla noutro dia... Para além da simpatia e trato pessoal. Se havia coisa que eu gostava naquela escola era, sem dúvida, da comida. 

Não havia coisa melhor que chegar ao intervalo das 10 e sentir o cheiro delicioso de um frango assado com esparguete, ou de um bacalhau à gomes de sá saboroso ao pormenor... Até quando era filetes - para quem não sabe, o meu estômago de há uns anos para cá decidiu rejeitar os filetes vá-se lá saber porquê - eu marcava senha e elas às vezes faziam uns croquetes só para eu não comer apenas arroz com salada. Ah!, e o arroz... Arroz de tomate, de cenoura, branco, qualquer que fosse o que elas faziam, não havia melhor!

As sobremesas eram sempre uma tentação. Era sempre difícil resistir a ir roubar um segundo arroz doce ou leite-creme...

No meio de tanta parvoíce que existe na Polivalente, a hora do almoço era sempre divinal e o refeitório o nosso paraíso. Nessa altura, comia praticamente todos os dias. Por 1,46€ a refeição completa, a qualidade daquela cantina superava qualquer refeição de 10€ que encontrem por aí.

Depois não-sei-quem achou que a meio do ano era a altura ideal para se juntarem ao agrupamento das escolas de Cascais, que nos obrigou a contratar uma empresa de catering para servir os nossos almoços. Ora, a qualidade desceu tanto quanto o preço era baixo. E, sinceramente, acho que agora aquelas refeições nem 50 cêntimos valem! Para além da comida ser péssima (por vezes sendo mesmo intragável), não há cá simpatias para ninguém. Se eu ficar doente e tiver marcado senha, voam 1,46€ do meu bolso para o ar!

Agora, até já estou a ponderar comer de bar à quinta-feira, o único dia em que tenho de comer na escola, porque para pagar 1,46€ e passar fome, mais vale comer no bar e ficar feliz da vida. Dantes ainda podiam dizer que ah e tal a comida do refeitório é mais saudável, mas isso foi no passado! Hoje, eu desconfio que se a ASAE por lá passasse fechava aquilo. Sim, porque das raríssimas vezes que fui comer lá, já encontrei pêlos na comida. 

E não sei como é possível algo tão simples de se fazer como o arroz pode saber mal! Não é estar insonso, é saber mesmo mal! E eu não sou assim tãão esquisita...

Enfim, vou andar esfomeada até Junho mas também não faz mal que o Verão está aí a chegar (estou a brincar!)

Ps. Encontrei esta imagem e achei que tinha mesmo que escrever sobre isto. Nem que fosse para ter memórias do meu paladar satisfeito.

Sem comentários: