segunda-feira, 28 de março de 2011

O Sabor da Liberdade

Afinal, o que é a liberdade? Quando somos crianças, é a autorização dos pais para irmos brincar nos baloiços ou correr pelo areal atrás de gaivotas. Quando nos tornamos adolescentes, é ter um telemóvel, poder sair com os nossos amigos, experimentar novas sensações, acomodar-nos em vícios que, à partida, nos são proibidos… Quando passamos para jovens adultos, é a sensação de ter um carro nas nossas mãos, escolher um novo sítio para viver e já não ter de pedir autorização a quem nos criou para fazer o que queremos. Quando passamos para a vida adulta, sinceramente, não sei. Julgo que sejam as escapadinhas do emprego e da própria rotina.

A liberdade acaba por ser sempre mais complexa do que imaginamos. A maior parte de nós acha que liberdade é fazermos o que quisermos. Mas, como disse alguém um dia, o que aconteceria se todos fizéssemos o que queríamos? Seria tremendamente caótico. E porquê? Porque todos queremos coisas diferentes. Andaríamos, assim, aos encontrões pela vida e acomodavamo-nos à apatia de não ter garra pelas nossas próprias ambições. Tudo conseguiríamos com um simples estalar de dedos. E não saberíamos dar valor às nossas próprias conquistas pois nada nos dificultou o caminho.

Ser livre é muito subjectivo. Somos livres de nos expressarmos, mas seremos livres de magoar os outros com as nossas palavras? Somos livres para cairmos em vícios, como o álcool ou as drogas, mas seremos livres para tirar a vida a alguém por conduzirmos embriagados ou sob efeito de estupefacientes? Somos livres para fugir… Da rotina, de casa, do amor, da amizade… De nós mesmos… Mas seremos livres de abandonar quem nos ama e de os deixar ficar mal?

A verdade é que não podemos prender ninguém a nós, e que, se formos sinceros connosco mesmos, não nos queremos deixar prender a ninguém. Queremos liberdade. Queremos voar. Sermos maiores e mais altos. Mas, no fim, apercebemo-nos de que afinal nos entregamos de livre vontade. E que nunca fomos tão livres como agora…




por Margarida Almeida

Sem comentários: