terça-feira, 26 de abril de 2011

Futre, Chineses e outros bitaites



Bom, a ver por onde começo... Este homem até tem boas intenções mas só vê um lado da coisa, que geralmente é o grande erro dos portugueses (mas isso fica para outra conversa). Investir num Chinês para melhorar uma parte da Economia, vá, neste caso, do Sporting. Ah e tal que depois é só vantagens porque os Chineses vêm ver o Chinês a jogar no Sporting e vão gastar dinheiro em alojamento, restaurantes, bilhetes para o jogo, souvenirs, etc etc. Até aí, muito bem, parece o paraíso. Se bem que a minha definição de paraíso não seja propriamente uma avalanche de chineses a entrar por este país adentro. Mas atenção! Não é xenofobia o que sinto em relação aos chineses, até porque eu própria tenho duas primas chinesas. É simplesmente ver as coisas como elas são. Infelizmente, custa-me confiar num povo que com o seu crescente poder económico continue a cometer 'atentados' aos Direitos Humanos, desculpem lá, mas custa.

Para além de que não há vantagem nenhuma em eles investirem cá. Sim, é muito bonito virem para cá ver o Chinês jogar, mas e se depois quiserem por cá ficar e abrir mais uma lojinha do Chinês? Chamem-me exagerada, mas até parece que isso não acontece! O meu problema com os Chineses é o tipo de investimento que por cá fazem. Lojinhas do Chinês com produtos rasca a fingirem que têm alguma qualidade a um décimo do preço normal... 

Consequência 1: lixa o comércio português, porque o pessoal está em crise e quanto mais barato melhor.

Consequência 2: começa a haver problemas de segurança, higiene, etc porque os produtos chineses têm uma razão de serem baratos. Não têm qualidade, o material é rasca, sem segurança. Sei lá eu de onde vêm aqueles vernizes a três euros, que tinta é aquela, porque é que de repente tenho alergias... Mas a uma escala global é que é possível olharmos a consequências. Cada vez importam mais peças à China, por serem mais baratas. Agora quem é que me diz que o facto de os acidentes de aviões com motores a arder em pleno voo, e coisas do género, não tem a ver com a importação de peças mais baratas? Venham elas de onde vierem. Falo da China porque não se calam com a sua economia em ascensão!

Consequência 3: Ao andarmos a comprar as coisinhas baratinhas também estamos a contribuir para os atentados aos Direitos Humanos. Sim, porque os sapatinhos a dez euros provavelmente foram fabricados pelas mãos de uma criança. Mas ninguém pensa nisso quando pode comprar mais por menos.

Já disse e repito, não tenho nada contra os Chineses em si, tenho contra o que fazem cá no país. Parecem as acácias que eu andei a arrancar no Verão, precisam de nutrientes do solo para sobreviver mas 'roubam' as oportunidades das outras plantas se 'alimentarem', transformando-se numa praga. Quem diz Chineses, diz Indianos, diz outros quaisquer, mas o que mais se para aí vê são Lojas do Chinês por isso é deles que eu falo. 

Se não queriam a fama, não tivessem o proveito.
Por isso Futre, tu vê lá... 

Ps. Mas ao menos alguém tenta fazer alguma coisa pelo país, por mais desajeitada que possa ser.

Sem comentários: