segunda-feira, 23 de maio de 2011

FIB - Felicidade Interna Bruta, e outras politiquices



Este será o lado idealista da coisa.
Uma vez que já só faltam 12 dias para as eleições, para o meu primeiro voto, ando a vasculhar programas eleitorais dos partidos, grandes e pequenos. Por mais que votar em pequenos pareça inútil, eu quero votar com convicção, nos ideais em que acredito. Para isso, lá terei que estudar os partidos todos, nem que seja assim por alto. Eu nos grandes já não acredito. E quero votar conscientemente, e não chegar à mesa de voto e fazer um-dó-li-tá.

Não vou votar em branco.
Porquê?

"ESCLARECIMENTO:
- O voto em BRANCO é apenas uma "abstenção registada". Não tem qualquer valor democrático. É apenas um "escolham por mim". Não é considerado, democraticamente, como voto de protesto, visto que não conta para o apuramento final dos resultados.

- O voto "ÚTIL" não é um voto responsável. O eleitor que faz uso do voto útil diz "não vou votar em fulano porque sei que ele não vai ganhar". As estatísticas são desinformações que existem para ajudar a deturpar os resultados eleitorais, e devem ser descredibilizadas. É um erro votar por influência das pesquisas, a eleição só se decide nas urnas. Não se deve escolher o "menos pior", e sim escolher quem realmente nos representa."

Daqui: 

Está na hora de mudar isto. Não sejamos burros.
Deixo um vídeo sobre o voto útil, feito por um dos partidos pequenos, o MEP. Não tem nada a ver com as minhas tendências eleitorais, apenas não encontrei mais vídeo nenhum sobre isto, de Portugal.

Pronto, acabou.

1 comentário:

Someone disse...

Não votes PS nem votes PSD! =P