sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Uma rã na fachada.

No fim de semana passado fui a Salamanca, em jeito de prenda de aniversário para a minha mãe. Só posso dizer que adorei praticamente tudo e tenho muita coisa para contar.


Salamanca é conhecida por ser a cidade do saber e da cultura, uma espécie de Coimbra espanhola cheia de vida académica, mas multiplicada por dez. A Universidade de Salamanca foi fundada em 1218 e na sua fachada encontra-se, algures, uma rã. Só no último dia é que percebi porque é que as lojas de recuerdos tinham tantas rãs. Ora, diz a lenda que se o estudante encontrar, sem ajuda, a rã na fachada, aprovará em todos os exames e terá sucesso académico. Quem já não for estudante poderá pedir um desejo que este se irá cumprir.


Repleta de escolas católicas como o Amor de Deus e os Maristas, tinha ainda imensas, repito, imensas residências. 

Maristas de Salamanca

Residência católica

Residência com uma arquitectura fabulosa

CAD de Salamanca
Uma das coisas que achei fabulosas foi o quão limpas estavam as ruas, o quão bem se respirava e a pouca poluição sonora. Uma grande parte das pessoas deslocam-se de bicicleta, toda a gente leva os cães a passear consigo para a Plaza Mayor, apanhando sempre as porcarias que eles fazem e os passeios são largos e convidativos a caminhadas a pé.

Alguns dos muitos ciclistas que vi

Comércio de rua, muito incentivado
Zara, loja de rua
O comércio de rua é extremamente incentivado, o único centro comercial que avistei foi já a sair da cidade. E outra das coisas que mais gostei foi o facto de eles restaurarem e reabilitarem edifícios antigos e aproveitá-los para comércio, como é o caso da Zara da imagem acima.

rua de acesso à catedral, sem um único bocado de lixo no chão!
Termino assim este post, prometendo voltar com mais fotografias e blablabla, e deixo aqui o inédito desse fim-de-semana:


Jesus veio à Terra e passou por Salamanca!

Sem comentários: