quinta-feira, 24 de novembro de 2011

travel & living


Apesar de o título ser o nome de um canal, achei que se adequava ao que hoje me apetecia escrever.

Tenho andado a ler o blog de uma rapariga que tem uma personalidade que eu gosto particularmente. Não a conheço, apenas pelo blog, e talvez as nossas personalidades nem simpatizassem, mas se há coisa que eu gosto é de pessoas determinadas e com força de um furacão para atingirem os seus objectivos (de forma limpa, claro). Adoro ler os testamentos que escreve, é das poucas bloggers que eu li do princípio ao fim (e foram anos de muita escrita). Em certas coisas, posso dizer que é um modelo para mim. Esta rapariga está neste momento em Erasmus. E eu, a delirar com o que ela escreve. Tão aliciante, tão fantástico, tão multicultural, tão, tão, tão... Nem é pelas festas, eu não sou uma grande fã da vida nocturna desse género, mas pela experiência de vida, por conhecer uma cultura completamente diferente...

Depois o facto de estar num curso na área do turismo também contribui muito para a vontade de viajar. É que diga-se de passagem que viajar com os pais e passar quatro dias noutro país não é o mesmo que viver a cultura desse país. E estamos na idade de o fazer! Acho que é algo que vale tão a pena, nem que seja só para aprender a ver as coisas por outra perspectiva... Portugal está a precisar disso, apesar da crise. De viajar, de abrir a mente. De nos fazermos à vida. Mas temos aquela tão nossa palavra, a "saudade". No fundo, um patriotismo e um amor ao país que tem o melhor clima (na minha opinião). Temos um potencial gigante e já fomos gigantes. Mas fomos gigantes por termos ido lá para fora aprender e abraçar tudo o que de melhor nos tinham para dar. E depois voltámos, mais ricos de alma.

Um dos meus sonhos é poder viver um pouco da cultura de outros países. Passar pelo menos duas semanas e desenrascar-me. Despertar a espontaneidade e a grandeza de ser portuguesa. Fazê-lo com o amor da minha vida, porque tudo o que é importante para mim gosto que ele esteja, no mínimo, presente. E voltar, voltar sempre ao meu belo país e tentar torná-lo um pouco melhor :)

Sem comentários: