quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

como ser um estudante exemplar - lição nº1

Sem querer ser ou parecer arrogante, por geralmente ser um balcão de informação e de apoio dos meus queridos colegas, achei piada criar esta rubrica apenas por isso mesmo: piada.

Assim, a primeira lição será:


Como escrever um email a um professor a contestar uma avaliação, sem parecer arrogante

Pois é amigos, isto no fundo é tudo uma questão de ter jogo de cintura. Imaginem que recebem de nota de um trabalho que fizeram um 10 quando estavam à espera de pelo menos um 15. Isto no Ensino Superior há sempre uma maior distância entre o professor e o aluno, comparativamente a ensinos anteriores. Já não é o tu cá, tu lá. Como tal, é necessário uma maior formalidade e profissionalismo da parte dos alunos. Sim, profissionalismo pois o objectivo de andar na faculdade não é ter mais 3 anos (ou mais consoante os cursos e a inteligência das pessoas) de festas e não trabalho. É formarem-se enquanto profissionais. Que é algo que julgo que não entra na cabeça dos universitários à primeira.

Portanto, o que vocês querem dizer é:

"Professor, a minha nota foi injusta. Porque é que não me deu mais?"
(E acreditem que já vi coisas parecidas a isto a serem enviadas)

É só saber jogar com as palavras. Agora bem queriam ter estado mais atentos às aulas de Português, não é verdade? Ora bem, comecemos pela saudação. Os meus pais sempre me ensinaram a cumprimentar as pessoas com um "bom dia" ou "boa noite" consoante a altura do dia. Em vez de um seco "Professor", digam "Bom dia Professor". E depois dêem a volta à vossa questão. No mundo universitário, a humildade dos alunos é bastante valorizada pelo que não se deve exigir justificações mas sim pedi-las de modo educado e, sempre que possível, justificar o porquê do pedido (se este for plausível e não apenas 'porque sim').



E uma das questões mais importantes que deu título a esta primeira rubrica é: como não parecer arrogante? Os Professores tendem a levar a mal quando pomos em causa a sua competência a avaliar por isso há que deixar claro que não é isso que pretendemos. Para isso nada melhor como demonstrar o nosso interesse em aprender e melhorar. 


"Bom Dia Professor, 

Ao verificar a minha nota do trabalho individual surgiram-me algumas dúvidas, pois não correspondeu às minhas expectativas. Assim sendo, se fosse possível, gostaria de saber em que pontos é que o meu trabalho foi mais fraco e no que é que poderia ter melhorado para ter um bom trabalho. Não quero com isto pôr em causa a sua avaliação, mas sim entender os meus pontos fracos e como melhorá-los de modo a ter um melhor desempenho em trabalhos futuros, uma vez que não temos acesso às correcções dos trabalhos.

Obrigada pela atenção,
(Nome e apelido do aluno)
(Curso, Ano e Turma)"

Que tal assim?

Sem comentários: