segunda-feira, 20 de maio de 2013

amizades.

Após quase 1 ano, fiz as pazes com a pessoa que um dia chamei de melhor amigo. Por coincidência, reparei hoje de manhã que fizemos as pazes no dia em que fazia 6 anos que lhe disse pela primeira vez que ele era o meu melhor amigo, deitados na relva de uma escola onde uma amiga nossa decidiu fazer a sua festa de anos. 

Não voltámos obviamente ao que éramos porque ambos mudámos. Já não nos conhecemos assim tão bem e sinceramente ainda bem. Ainda bem que mudámos. Eu já não faço tantos dramas, ele diz que mudou lá nas suas coisas e se é verdade ou não, só o tempo dirá. Já não estou preocupada em querer a atenção ou dedicação da parte dele. Ele dá o que quiser dar e eu farei o mesmo. 

Ultimamente tenho-me dedicado às pessoas que valem a pena, que sorriem e dão valor. E é isso que continuarei a fazer. Eu e ele, para já, estamos bem. Sem exigências, sem expectativas, sem nada. Começar do zero. Logo se vê se isto é para ser uma amizade ou apenas mais uma história da minha vida. Mas estou feliz e, finalmente, em paz. Já estava farta de chorar por causa desta situação. 

Entretanto, claro que percebi outras coisas que tinham a ver com o meu passado e que me desiludiram um bocado. Mas também não era nada de que me admirasse. Conto pelos dedos das mãos os amigos que tenho a certeza que nunca me traíriam. E pensei nisto ainda um bom bocado, até que fui dar com este texto escrito pela minha irmã de alma, no arquivo do blog. Tive de relembrar. 

E agora estou bem.

Isto já não tem haver com errar, traição não têm haver com errar. Traição não tem haver com acordar um dia e deixar-se levar por impulsos. Traição, e principalmente destas.. Daquelas que duram meses e se arrastam com mentiras e dúvidas, são calculadas ao milésimo. E até isso se descobrir, essa pessoa faria tudo para continuar com a sua suposta "integridade". Traição tem haver com carácter, tem haver com ser melhor e não há cá impulsos, há emoções à mistura, há pessoas à mistura, há vidas. Há respeito e confiança e dedicação que se perdem. Traição tem tudo haver com cobardia. E por traição digo traição física, mentiras, omissões, tudo o que se puder chamar de trair à confiança e ao respeito por uma pessoa. Isto traça a pessoa que ele vai ser. E juro que uma pessoa que é capaz de enganar assim, e de se perder nas suas próprias mentiras, nunca será capaz de amar alguém. Erros, as pessoas gostam de complicar o que é simples como água para se desculparem do que fazem. São hipócritas. 

Inês Alves

Sem comentários: