sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Afytos


Na nossa 3ª folga, fomos a Afytos, uma aldeia/vila a uns 20 km de Nea Moudania. Como tem sido desde que chegámos à Grécia, eu e o Miguel fazemos amigos em todo o lado e Afytos não foi excepção. Ao passearmos por umas ruelas, um senhor chamado Nikola perguntou-nos se queríamos que nos tirasse uma fotografia aos dois e ofereceu-nos bebidas por conta da casa no seu restaurante, Tomato and Pepper.

Imediatamente aceitámos e rapidamente começámos a conversa inicial que temos com toda a gente, dizendo que somos de Portugal, que estamos cá a fazer um estágio, que estamos a trabalhar no Oceania Club… E aqui descobrimos que estávamos a falar com um antigo responsável pelo main bar do hotel, amigo do Mr. Timos (director do hotel). Acabámos por ficar lá a almoçar, a conversar com ele sobre o hotel, o trabalho, o que íamos fazer a seguir a terminar o estágio (viagem a Atenas e Santorini), ao que ele imediatamente nos disse que tinha o melhor amigo a viver em Santorini e que ia falar com ele para nos arranjar um alojamento simpático e barato. 



Para não variar, como toda a gente que temos conhecido, foi muito prestável e disse que devíamos ir a Afytos um dia à noite e que, por não termos autocarro, depois nos dava boleia para casa. Deu-nos o seu contacto para falarmos com ele para arranjar alojamento em Santorini e para qualquer outra coisa de que precisássemos. 


Depois de um almoço tão agradável, fomos passear um bocadinho para depois irmos à praia. Apesar de estar com algumas pessoas – já me desabituei da confusão das praias de Cascais – arranjámos um sítio bom para estender a toalha e fomos à água. As praias em Halkidiki são espectaculares porque de um lado temos árvores, verde por todo o lado e do outro temos o mar, límpido, cristalino e a uma temperatura óptima. O único problema é a areia ter muitas pedras mas isso também faz com que esta se solte melhor da nossa pele, na altura de ir para casa. 



Uma das coisas de que mais gosto nas praias aqui é a ausência de poluição, tanto na areia como na água. É realmente algo de que vou ter muitas saudades daqui e que me faz questionar o facto de termos tantas praias com bandeira azul em Portugal. É-me cada vez mais estranho pensar em como está o mar nas praias de Cascais, sempre com aquela espuma horrível, com algas e lixo por todo o lado. Ao contrário das praias de Cascais, mergulhar neste mar não me faz sentir suja, faz-me sentir parte da natureza. 



A única coisa de que não gostei nesta praia de Afytos foram os estúpidos dos peixes que vinham morder-nos as pernas sabe-se lá porquê. Depois de nos deliciarmos com um bom almoço, um bom passeio, umas lindas paisagens e uma óptima tarde de praia, fomos para casa, tomar banho e, para não variar, fomos para o Synavla.

Com um sorriso na cara :)

1 comentário:

Mirv disse...

Sol,praia,boa comida,pessoal simpáticas,ou muito me engano ou vocês estão no paraíso :)