domingo, 9 de março de 2008

Querer bem #

Na vida deparamo-nos com todo o tipo de pessoas.
Desse conjunto de indivíduos, apenas alguns passam nas nossas vidas.
Depois, apenas alguns nos marcam. Podem ser muitos, podem ser poucos.
Com o passar do tempo, aprendemos que amigos mesmo são realmente poucos. Isto, porque a definição de amizade não se restringe a gargalhadas e segredos.
Como são poucos, com o decorrer dos anos, aprendemos também que ainda são menos aqueles que permanecem connosco, independentemente de tudo.

Aprendemos também que amar, não se limita à paixão de um casal ou ao amor não correspondido da rapariga que espera que o seu princípe encantado um dia apareça.
Aprendemos que podemos amar de maneiras distintas diferentes pessoas. E que apenas algumas nos amarão de alguma forma, bem diferente da nossa.
Aprendemos que podemos amar um namorado, um amigo, um familiar.

Aprendemos que amar tem um significado bem diferente do que nos é transmitido nos romances, nos filmes e nas histórias de encantar.
Aprendemos que amar é, acima de tudo, querer bem.
E que querer bem é raro.
Não porque nos seja difícil, mas porque o querer verdadeiramente bem a uma pessoa é muito raro, e só quem o sente o consegue perceber.

O tempo continua a passar e, por momentos, olhamos para trás.
Apercebemo-nos do quão cegos eramos, do quanto não sabíamos.
Mas uma felicidade inunda-nos por saber que há pelo menos uma pessoa por quem nós vivemos; e, se ainda não encontrámos, uma pessoa algures no mundo que vive por nós.

A este sentimento eu chamava de amor-amizade, porque não sabia que nome havia de dar sem que me interpretassem mal. Graças a uma pessoa, e a outras que de certa forma me marcaram, aprendi que isto é querer bem.

Só quem quer bem a alguém consegue amar realmente essa pessoa.
E não é preciso apaixonar-nos por esse alguém para a amar verdadeiramente.

Por isso, só quem nunca quis bem a ninguém é que não percebe que devemos agarrar as pessoas que amamos realmente e as pessoas que nos amam verdadeiramente.

Pois são e serão sempre essas, a razão da nossa felicidade.

Margarida
21:16

Sem comentários: