sábado, 12 de março de 2011

Do acordo ortográfico II

Enquanto ainda não me obrigam a escrever assim...

Isto do acordo ortográfico deu ainda mais barraca do que eu pensava. Veio para baralhar o sistema cerebral a todos. Querem tanto tirar letras que "estão ali a mais" que foi na volta e começam a acrescentar. Se antes o pessoal já dava calinadas por se esquecer dos c's e dos p's, agora vai ser lindo quando aparecerem nas legendas dos filmes tesourinhos como "estrictamente".

Eu adoro é o "contracto". Portanto, eu digo "Egipto" e pronuncio subtilmente o "p", mas digo "contrato" e atiram-me um "c" ali para o meio.... Sim, sim, dupla grafia. Deviam era ter deixado tudo como estava. É que isto agora só não me dói o coração ver o Jornal Nacional que ainda é dos poucos da TV que não escreve "direto". É que, para mim, "direto" lê-se dirêto. O "c" que estava lá não era só para fazer companhia, amiguinhos, era para abrir a vogal anterior. Enfim... Agora vamos todos dizer "direto" como quem diz "espeto".

Ps. Quero só lembrar que eu não tenho nada contra os brasileiros nem a sua escrita. Cada um tem a sua cultura e apesar de a língua ser o português, não devíamos ter de ser obrigados a escrever todos da mesma maneira. Isto só veio atrofiar o pessoal. E quem diz brasileiros, diz também PALOP's.

Sem comentários: