terça-feira, 17 de janeiro de 2012

o acidente do trolha.



Um trabalhador da construção civil, sofreu um acidente de trabalho foi parar ao hospital todo partido. Do relatório médico constavam, nomeadamente, fracturas no crânio, clavícula, braços, costelas, pernas, tornozelos e 3 vértebras, para além do esmagamento dos dedos de ambas as mãos e de inúmeras contusões, traumatismos, luxações e outras escoriações. Logo que o acidentado começou a falar foi possível concluir o tal relatório médico com a parte das causas do acidente, tendo ficado anexa ao processo a seguinte declaração:

Participação de acidente de trabalho ao seguro

Exmos, senhores.

sou assentador de tijolos. No passado dia 24 de Setembro estava a trabalhar sozinho no telhado de um edifício de 6 andares. Quando acabei o meu trabalho, verifiquei que me tinham sobrado muitos tijolos, mais ou menos 250kg e pensei que em vez de os fazer descer a mão, um por um, decidi coloca-los num bidão que havia no terreno, que poderia utilizar com a ajuda de uma roldana a qual felizmente estava fixada num dos lados do prédio, no 6º andar.

Desci para o terreno, e atei o bidão com uma corda, subi para o telhado e puxei o bidão para cima e nele pus os tijolos dentro que couberam todos. Voltei pra baixo, desci a corda e segurei-a com força de modo a que os tijolos descessem devagar. Ai começou o sinistro. Como eu só peso cerca de 80kg, qual não foi o meu espanto, quando de repente me senti içado no ar, saltei do chão, perdi a minha presença de espírito e esqueci-me de largar a corda. Acho que comecei a subir a grande velocidade. Lembro-me que na proximidade do terceiro andar embati no bidão que vinha a descer(cruzei-me mesmo ali com ele) e isto explica a fractura no crânio e a clavícula partida.

Continuei a subir, mas em menor velocidade, mas só parei quando cheguei ao 6º andar e os meus dedos ficaram entalados na roldana. Felizmente que já tinha recuperado a minha presença de espírito e consegui, apesar das dores, agarrar-me a corda e soltar os dedos da roldana. Enquanto tudo isto se passava cá em cima, o bidão chegou ao chão com grande estrondo e o fundo pariu-se e ficou sem os tijolos que se partiram e se espalharam pelo terreno. Sem os tijolos o bidão pesava mais ou menos 20kg. 

Como V.EXªS podem imaginar e como eu estava agarrado ainda a corda cá em cima, comecei então a descer rapidamente e próximo do 3º andar encontrei outra vez o bidão que vinha a subir, e isto explica a fractura nos tornozelos e as luxações nas pernas bem como na parte inferior do corpo. O encontro com o bidão diminuiu a velocidade da minha descida pelo prédio abaixo, o suficiente para minimizar os meus sofrimentos, quando cai em cima dos tijolos que estavam no terreno, felizmente só fracturei 3 vértebras.

Lamento no entanto informar que enquanto me encontrava caído em cima dos tijolos, sem quase me poder mexer, olho e vejo o bidão la em cima. Aí perdi novamente a minha presença de espírito e larguei a corda. O bidão disseram-me depois, pesava mais que a corda, e então desceu e caiu em cima das minhas pernas, partindo-as imediatamente. Só me lembro depois de ter acordado no hospital e só 3 dias depois é que consegui ditar a descrição deste acidente.

Espero ter dado a informação detalhada para poder ser indemnizado por V.EXªS

Sem comentários: