domingo, 20 de janeiro de 2013

desastres na cozinha - mousse de oreo.

Decidi que estas férias ia aventurar-me na cozinha. Eu sou um desastre, acreditem, há sempre alguma coisa que corre mal, excepto quando cozinho com a Bimby (e mesmo assim...). Só que queria começar a cozinhar à moda antiga. Ou seja, só uso a Bimby para triturar coisas, porque realmente é fantástica nesse aspecto.

Comecei com uma coisa simples, Mousse de Oreo. 


Provei pela primeira vez no aniversário de um amigo meu, em Setembro, e nunca mais me saiu da cabeça. Para além disso, na minha lista de 2013 tenho "aprender a fazer 5 sobremesas", o que me motivou a fazer mais sobremesas do que pratos. E também porque sou a maior gulosa à face da terra.

Ingredientes:
  • 1 Pacote de Oreo
  • 2 Pacotes de Natas (200 ml)
  • Meia lata de leite condensado
  • 2 Folhas de Gelatina
Como eu tinha a Bimby na casa onde passei a passagem de ano, fui lá triturar as bolachas (isto porque a minha mãe não a quis trazer para casa). Pu-las num tupperware e vim para casa almoçar, já a salivar-me com as estúpidas das bolachas. Claro que não usei o pacote inteiro de Oreo porque, gorda como sou, fui comendo algumas.


Com tantas receitas que vi na net, já não sabia o que usar. Umas diziam que só se usava um pacote de natas, outras diziam dois. Depois uns diziam para usar uma lata de leite condensado, outros diziam para usar meio. Mas eram unânimes no uso de um pacote de Oreo. Então decidi ir segundo o meu lema "seja o que Deus quiser".

Decidi pôr dois pacotes de natas e pôr velocidade máxima na batedeira. Não sei se fiz bem ou não, disto pouco ou nada pesco. Tenho a sensação que nem bati as natas como devia, apesar de ter lá ficado uns 5 ou 6 minutos. Se calhar devia ter ficado mais... Bom, adiante. 


Acrescentei o leite condensado e decidi só pôr meia lata. Misturei mais uns tempos com a batedeira e provei. Pareceu-me bastante doce, por isso decidi não pôr mais leite condensado para não ficar enjoativo.

Depois, começou a saga das folhas de gelatina. Eu não fazia puto de ideia de como é que se fazia aquela coisa. Só que as tinha de deixar 5 minutos em água fria e depois adicionar água quente. Mas e saber a quantidade de água fria? E como a gula era grande e já só queria despachar aquilo enchi um recipiente de água e pus lá as duas folhas. Pus água a ferver, esperei os cinco minutos para poder vertê-la na água fria e assim fiz. Resultado, aquilo mais parecia um balde de água. Nem pensei. Senti-me burra e troll. Comecei a verter a água com gelatina dissolvida nas natas e leite condensado e nem usei metade da água. 


Folhas de gelatina, mission failed. Basicamente foi como se tivesse juntado apenas água. Já só pensava "porra, isto vai ficar super líquido". Lá bati mais um bocadinho e juntei logo as bolachas trituradas. Começou a ficar um bocado mais consistente e quando acabei, verti a mousse para uma taça de vidro assim para o grande e ainda assim tive de pôr um bocado num copo porque já não cabia na taça...

Provei um bocado e soube-me bem, ao menos isso!


Pus no frigorífico e pensei: para a próxima bates melhor as natas e pões menos água na gelatina. Aprender com os erros. Nisto, abro a porta do frigorífico e vejo que as bolachas estão a "cair" para o fundo. Agora me pergunto... Porque é que eu não leio? Envolver e bater não são a mesma coisa! Claro que está tudo a cair...

As camadas da Mousse, mais parece um bolo.

Por isso é que eu digo: sou um desastre na cozinha.
Mas pronto... Para a próxima faço melhor.

Ps. Logo darei o feedback do sabor da coisa. Nem tudo pode ser mau! :p

5 comentários:

Mirv disse...

Nunca tinha ouvido falar de mousse de oreo,mas como ando numa de experimentar fazer doces em breve experimento a tua receita.
Esperemos que depois de tanto trabalho que saiba bem pelo menos.

Marta Fernandes disse...

É muito boa :) já experimentei fazer mousse de oreo e gelado de Oreo humm agora está-me a apetecer :P para a próxima corre melhor, vai comendo às colheradas por camadas que de certeza que é bom na mesma ;)

Mirv disse...

Porque é que eu acho que seria crucificada se dissesse tudo o que penso?Primeiro que tudo porque sou daquelas pessoas que acha que não devemos dizer apenas o que as outras precisam ouvir mas sim o que precisam ouvir,depois porque sou um pouco fria em certos assuntos e nem todas as pessoas aguentam tudo o que se lhes diz.O crucificada neste caso seria o poder ser julgada ou mal interpretada pelas pessoas.

Catarina disse...

A primeira vez que utilizei folhas de gelatina ainda não estavam bem dissolvidas e enrolaram-se na batedeira, por isso desastre tu? Não te preocupes há pior :p Uma coisa é verdade com os erros se aprende :)


Oreos é tão bom :p

Candy Love disse...

Mousse de oreo deve ser uma maravilha! Já fiz cheesecake de oreo e adorei! :)