sexta-feira, 5 de julho de 2013

perimeno*

No dia seguinte à nossa chegada a terras gregas, fomos ao hotel para tratar das coisas do nosso estágio, mas o nosso boss estava noutro hotel e o dia seguinte era o seu dia de folga, pelo que só conseguiríamos falar com ele na 2ª feira. Entretanto, o gestor do restaurante fez-nos uma mini visita guiada e explicou-nos algumas coisas que precisamos de saber e informou-nos de que só começaríamos a trabalhar na 4ª feira. Pensámos logo “boa! 5 dias de férias”, mas afinal foram mesmo 6 porque só começámos a trabalhar 5ª feira, ou seja, ontem (oficialmente, porque fizemos 2h30 na noite anterior). 



Tudo isto porque para podermos trabalhar na Grécia precisamos de um Tax Number e é o hotel que trata disso depois de assinarmos uns quantos papéis. Já temos os nossos uniformes, duas calças pretas e duas camisas azuis. Fomos busca-los à lavandaria, onde conhecemos uma rapariga da Lituânia muito querida chamada Marta. 

Já soubemos que o ano passado o staff tinha muito mais pessoas de fora, ou seja não-gregas, mas que este ano são mais gregos. Isto porque, devido à crise (que diga-se de passagem que aqui se sente muito mais do que em Portugal), instituíram uma lei em que obrigam as entidades empregadoras na Grécia recrutarem mais pessoas do seu país. Trabalhar com gregos tem muito que se lhe diga. Há uns muito bacanos e cheios de energia e outros que estão ali só a atrapalhar, tanto que nem inglês alguns sabem falar! Mas isso fica para outro post.

Quase todos os dias aprendemos a dizer coisas novas em grego. Há palavras que são muito parecidas com o português e já percebi que a real dificuldade está no alfabeto grego e não propriamente em falar, que é o que neste momento nos interessa. 



Durante estes dias de "férias", andámos a estrear as praias e a passear pela vila, mas já começámos a trabalhar e meu deus... 10 horas por dia sempre a andar é obra...

*Tradução: esperar

Ps. Uma vez que não tenho net em casa, cada vez que cá venho é só mesmo para falar com algumas pessoas e actualizar o blog, pelo que não consigo ver os vossos blogs como gostava mas espero que compreendam e que gostem das parvoíces que vão por aqui aparecendo! :)

1 comentário:

Jéssica Silva disse...

As imagens já me dão vontade de lá ir :)
Beijinhos :)