segunda-feira, 12 de agosto de 2013

do trabalho, parte 2.

Outro desses momentos foi quando me encantei com uma menina muito querida e com um sorriso encantador e que me cumprimentava sempre que vinha ao restaurante, ficasse na minha station ou não. Por algumas vezes, ela e a família jantavam na minha station e passado uns dias, sem estar nada à espera, recebo uma gorjeta de 5€ “for good service” e obviamente fiquei muito contente. 

Nos dias seguintes, foram para a station do Miguel e como nos tinha saído um brinquedo nos cereais que comprámos para a nossa casa, quando passaram pela minha para ir embora ofereci o brinquedo às crianças. Por fim, no último dia deles ficaram na minha station e quando fui perguntar se estava tudo bem, ficaram a falar um pouco comigo, a dizer que estavam tristes por ir embora, que eram da Bielorrússia, que também tinham gostado muito do serviço do Miguel – e eu disse-lhes que era o meu menino eheh –, desejaram-me felicidade e tudo o mais e eu decidi escrever outro recado no guardanapo. 

Porquê sempre um recado no guardanapo? Porque é onde posso escrever algo e dar uma recordação de bons momentos e palavras carinhosas às pessoas que tratam as pessoas que os servem com respeito e simpatia. Parecendo que não, são essas que ficam na nossa memória e que nos dão vontade de dar boas memórias também. Afinal, são as pessoas que fazem um sítio ser bom ou mau e os pequenos gestos podem valer muito mais do que pensamos. 

Adiante, escrevi no guardanapo o meu email e o do Miguel para o caso de eles algum dia irem a Portugal nos contactarem para lhes arranjarmos um sítio simpático para ficarem e a dizer que tinha adorado conhecê-los e às crianças, que eram uma família muito, muito querida. Acabei por emocioná-los e agradeceram-me imenso por tudo. Isso e deram-me 10€ de gorjeta também, coisa de que realmente já não estava à espera pois já tinha recebido 5€ deles. 

São estes momentos que me fazem não querer desistir e continuar a fazer por melhorar. Claro que as gorjetas também sabem bem porque, sendo raras neste restaurante nesta altura do ano, fazem-me sentir que estou realmente a fazer um bom serviço, mesmo não tendo a vantagem que alguns colegas meus têm de perceber e saber falar russo que lhes permite conversar com 90% dos clientes que geralmente não falam grande coisa de inglês. 

E pronto, em Julho lá consegui 27€ em gorjetas e o Miguel 26€ (o que é bastante bom, tendo em conta de que me foi dito que se conseguíssemos 15€ era uma sorte). Vamos ver como corre Agosto agora.

1 comentário:

Jessica disse...

Fantástico Margarida!

Nada como sentir que fizemos a diferença e é por isso que apesar de ser tão difícil, é tão gratificante também.

Adoro a ideia de deixar mensagens nos guardanapos: algo tão simples mas ao mesmo tempo tão pessoal e marcante.

Um grande beijinho para vocês, muita força, sucesso e felicidade!