domingo, 19 de janeiro de 2014

carpe diem

Depois de uns tempos afastada do mundo dos blogs, acho que está na altura de voltar... Devagarinho. Como quem regressa à terra da sua infância mas já não se lembra de tudo o que ali aconteceu. A faculdade tem-me consumido o tempo e a vontade de querer escrever para o mundo. Muito aconteceu nestes últimos tempos. 

Há uns dias atrás perdi uma estrela na terra que agora brilha no céu. Uma mulher que foi o exemplo de uma lutadora, não só por si mas também pelos outros. Uma mulher que saiu do país sozinha para poder sustentar os filhos e que regressou para também cuidar dos filhos dos outros que não tinham como o fazer. Uma mulher cujos olhos contavam mil histórias, uma mulher de quem tenho medo de esquecer a voz. Mas mesmo que esqueça a voz não me esqueço das lições que ninguém sabe que eu aprendi. 

O importante é viver o agora. Fazer por nós agora. Darmos o nosso melhor agora. Viver ao máximo agora. Crescer agora. Porque ninguém sabe o que o amanhã ou o "daqui a uns tempos" nos trará, que surpresas o futuro nos reserva. E não adianta fugir das coisas, de pessoas ou de sentimentos. Não adianta batalharmos incessantemente até nos esgotarmos da inutilidade que essa luta nos traz. Não adianta queixarmo-nos de uma situação que vivemos se não tencionamos fazer algo para mudá-la ou tentar melhorá-la, isso só trará más energias e sofrimento por antecipação. Fugir nunca foi solução, é apenas adiarmos os nossos problemas esperando que outro alguém os resolva por nós. It won't work that way. É necessário acalmar. Viver cada dia, sem ânsias e sem expectativas. Em vez disso, criarmos a nossa sorte. 

Durante 99 anos, ela deixou uma marca no mundo. Agora está em paz, junto do homem que ama, a brilhar com todo o fulgor que sempre teve no coração, oferecendo-nos uma noite mais bonita. A sua sabedoria não será esquecida e o seu exemplo de vida será sempre uma inspiração. Porque quem diz hoje que isto está mal, não viveu o que tu viveste sem te queixares. E isso só me dá forças para acreditar que estamos aqui por algum motivo.

Até breve

1 comentário:

Fepo disse...

Esta é a herança mais bonita que deixou, a saudade da sua presença que será mitigada pelo que a sua vida teve de lição para todos os que a conheceram. Mesmo num dia de chuva feio como o de hoje, imagino que sorrirá e pensará o que já não pode dizer, " as minhas bisnetas são as mais lindas do mundo". E ninguém duvida.