sábado, 29 de agosto de 2009

Rhonda Byrne e a lei da atração

Rhonda Byrne tornou-se famosa por acaso.


Não era segredo nenhum que em 2004 a sua vida estava um caos. A morte do pai, Ronald, vítima de leucemia, tinha sido apenas o início de um ano complicado. Além da depressão, os problemas financeiros da produtora de televisão de Rhonda levaram-na à beira da falência. A australiana estava até a perder autoridade sobre a sua equipa e os conflitos eram tantos que nem se falavam.


No mesmo dia em que ficou a saber que estava quase falida, a mãe ligou-lhe a dizer que se queria suicidar. Rhonda não sabia o que fazer, mas a sua filha mais velha, Hailey, na altura com 24 anos, mudou-lhe a vida. "Quando terminei de desabafar todos os meus problemas a minha filha apenas respondeu: 'Vai correr tudo bem.' Mais uma daquelas frases que só servem de consolo, pensei eu.

Então ela desapareceu e voltou com um molho de fotocópias e disse-me: 'lê isto'", contou Rhonda aos jornalistas.


As fotocópias eram o livro The Science of Getting Rich, de Wallace Wattles. Na obra de 1910 estava a base do livro O Segredo: a lei da atracção.

Wallace Wattles defendia que os pensamentos das pessoas funcionavam como imanes, ou seja, que os bons pensamentos atraíam prosperidade e os negativos situações desagradáveis.

Em menos de duas horas Rhonda leu o livro. Mais tarde pesquisou sobre o assunto e decidiu que tinha de partilhar este segredo.


Mas não foi assim tão fácil. No início ninguém parecia interessado em fazer um documentário sobre o assunto.

Rhonda Byrne, divorciada e mãe de duas filhas, não desistiu e hipotecou a própria casa para conseguir o dinheiro. Mais tarde, o Channel 9, da Austrália, juntou-se à equipa.

A autora viajou para os Estados Unidos e entrevistou dezenas de professores, investigadores e líderes religiosos, como o escritor John Gray, Lee Brower, CEO da Empowered Wealth, ou o físico quântico John Hagelin. Todos partilhavam a mesma ideia: "Se visualizar na sua mente aquilo que deseja e fizer disso o seu pensamento dominante, atrairá o que quer para a sua vida."

Esta filosofia de auto--ajuda tinha sido transmitida ao longo dos séculos, e segundo Rhonda, Platão, Galileu, Beethoven e Einstein também a conheciam. "Tudo é energia. Você é um íman de energia, por isso atrai electricamente tudo para si e electriza-se energeticamente em direcção a tudo o que deseja", escreve a autora.


O DVD O Segredo começou a ser vendido em Março de 2006 através da Internet e Rhonda recebeu logo emails de pessoas que diziam que estavam curadas de doenças ou que tinham subido na carreira graças a ela.

O Segredo foi transformado em livro no final desse ano e vendeu mais de 1,75 milhões de cópias nos Estados Unidos. Este best seller chegou agora a Portugal com a chancela da Lua de Papel.


Rhonda conquistou os Estados Unidos e o ponto decisivo foi aparecer no Oprah Winfrey Show. "Em todo o mundo se tem falado num filme tão poderoso que pode mudar o curso da sua vida", foi assim que a mulher mais poderosa dos Estados Unidos apresentou a autora.

Oprah é uma fã assumida da filosofia do segredo. "Tenho aplicado a lei da atracção durante toda a minha vida, sem saber", afirmou no seu programa.



Apesar de ter a bênção de Oprah as críticas às teorias de Rhonda não têm cessado. Muitos dizem que se trata de um brilhante golpe de marketing, outros acusam-na de juntar velhas ideias do senso comum.

Mas os segredos acerca das dietas e da saúde são os mais polémicos, como por exemplo: "os alimentos não o fazem ganhar peso, a não ser que acredite nisso" ou "não pode apanhar nada a não ser que pense que pode apanhá-lo", lê-se no livro.

Mas a revista Time não teve dúvidas e elegeu Rhonda como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo em 2007.


Rhonda nasceu em 1945 nos subúrbios de Melbourne, na Austrália, onde morava com o pai Ronald, que era electricista, a mãe Irene Izon e os quatro irmãos.

O fascínio pela televisão fez com que deixasse a escola e começasse a trabalhar. Passou pela rádio, onde produziu vários programas que chegaram ao primeiro lugar nas audiências.

Em 1994 fundou a sua própria empresa de produção televisiva, a Prime Time Productions, que fez diversos programas como The World's Greatest Commercials ou Great Escapes.

Rhonda casou-se duas vezes, e com seu último marido, Peter Byrne, teve duas filhas: Hailey e Skye.


Nem a autora nem a família esperavam tanto sucesso.

"Falamos ao telefone quase todos os dias. Tenho saudades dela, mas estou muito orgulhosa. Na semana passada ela disse-me que tinha feito 14 milhões de euros em poucos meses, e que vai dar 10% a organizações de caridade", contou a mãe de Rhonda, Irene Izon, de 74 anos, ao jornal Scotsman em Abril.



A autora parece fazer questão em manter uma aura de mistério à sua volta, por isso, não dá muitas entrevistas e até faltou ao segundo programa que Oprah fez sobre O Segredo.

O que ela não quer manter em segredo é que agora está fechada na sua nova casa em Malibu a preparar o segundo livro de segredos

Sem comentários: